quarta-feira, 12 de março de 2008

As gwragedd annwn, são fadas d'água galesas, lindas Donzelas que ocasionalmente capturam os mortais para serem seus maridos.

Uma lenda muito conhecida conta a história de um jovem que costumava levar seu gado para pastar perto de um pequeno lago nas proximidades das montanhas Negras.

Um dia, ele viu uma criatura encantadora remando graciosamente um barco dourado. Apaixonou-se profundamente por ele e ofereceu-lhe o pão que trouxera de casa para o almoço. Ela respondeu que o pão estava duro demais e desapareceu nas profundezas.

A mãe do jovem lhe deu um pouco de massa crua para que ele levasse no dia seguinte. Ele ofereceu-a à fada, mas ela respondeu que estava mole demais e desapareceu novamente. No terceiro dia, sua mãe lhe deu um pouco de pão ligeiramente assado que foi aprovado.

Três figuras surgiram da água, um velho e uma bela filha de cada lado. As moças eram idênticas,e o pai disse ao jovem fazendeiro que gostaria de lhe oferecer a filha por quem ele havia se apaixonado se conseguisse diferenciá-la da irmã. O fazendeiro teria desistido tamanho o desespero, mas uma delas mexeu o pé delicadamente e ele, reconhecendo seu chinelo,ganhou sua mão.

A fada d'água recebeu um belo dote e juntos viveram felizes. No entanto, o jovem fazendeiro foi alertado de que ele perderia sua linda esposa caso batesse nela três vezes sem motivo. Acontece que, embora eles fossem muito felizes, as gwragedd annwn tinham alguns hábitos curiosos; ela podia chorar copiosamente em um casamento ou rir e cantar no funeral de uma criança, o que levou seu amado esposo a repreendê-la por três vezes, mais como tapa de amor, do que uma bofetada, mas foi o bastante para que ela fosse obrigada a deixá-lo.

Contudo, ela não se esqueceu dos filhos e lhes ensinou muitos segredos de medicina para que eles se tornassem médicos famosos.

Nenhum comentário: